Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Curiosidades sobre Machado de Assis

Machado de Assis era um grande fã do jogo de xadrez. Influenciado por outros bons jogadores, como o pianista Artur Napoleão, ele tornou-se um expert. Participava de clubes de enxadristas e de torneios e chegou até a publicar alguns problemas e estratégias de sua autoria. Seu tabuleiro está exposto na ABL e trata-se de um raro exemplar (tudo indica que só existem 6 no mundo) de peças esculpidas em madeira.

Há diversas referências ao jogo em sua obra. Aliás, Machado era um enxadrista genial com as tramas que criava. Os mistérios de sua vida e de sua obra só confirmam isso e sempre somos convidados a desvendar seus segredos.

Anúncios

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “Curiosidades sobre Machado de Assis

  1. Saber que um dos maiores autores tinha um “hobbie” alem de ser muito interessante é cultura, isso mostra que todos devemos ter um tempo pra descansar e se divertir

  2. Grande matéria. Descobri coisas sobre Machado de Assis, que apesar de ser grande fã do autor, não conhecia. Toda essa materia e o desenvolvimento em torno do projeto foi muito bem organizado. Com um aperfeiçoamento desse projeto, pode se obter algo bem proveitoso e novo, até porque, nos dias de hoje, aliar tecnologia a educação parece ser o futuro da nação.

  3. Machado de Assis um dos melhores autores do passado e da atualidade, é sempre bom e produtivo ler seus poemas que são uns mais belos que os outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: