Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Leitura de Um Beijo de Olavo Bilac

Por Nathalia Ferreira (grupo 5)

Olavo Bilac – Um Beijo

Um Beijo

Foste o beijo melhor da minha vida,
Ou talvez o pior…Glória e tormento,
Contigo à luz subi do firmamento,
Contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
Queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
E do teu gosto amargo me alimento,
E rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
Batismo e extrema-unção, naquele instante
Por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-te o ardor, e o crepitar te escuto,
Beijo divino! e anseio, delirante,
Na perpétua saudade de um minuto…

 

“Na maioria desses autores dos primeiros tempos, a crônica tem um ar de aprendizado de uma matéria literária nova e complicada, pelo grau de heterogeneidade e discrepância de seus componentes, exigindo também novos meios lingüísticos de penetração e organização artística:é que nela afloram em meio ao material do passado, herança persistente da sociedade tradicional, as novidades burguesas trazidas pelo processo de modernização do país, de que o jornal era um dos instrumentos”(Arrigucci Jr, 1987: 57).1

 

Os contos são contados em prosas, mas também em versos. Pequenas histórias com textos simples que desafiam o cotidiano de pessoas e famílias do povo e das elites, pescadores e comedadores, habitantes de cidade grande e dos pequenos povoados do interior e do litoral. Chama a atenção para as paixões e os desejos em sua expressão mais simplória e cotidiana.

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

