Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Leitura do poema As pombas de Raimundo Correia

Por Lisandra S. Gonzalez

“Vai-se a primeira pomba despertada … Vai-se outra mais … mais outra … enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada … E à tarde, quando a rígida nortada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada… Também dos corações onde abotoam, Os sonhos, um por um, céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam, Fogem… Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos corações não voltam mais…”

Com o definido conceito ‘arte pela arte’ Os poemas de Raimundo correia giram em torno da perfeição dos objetos, chegando a ser uma  poesia pessimista e até sombria. É um poema que impressiona pela sua estrutura métrica e sonora, além de versos perfeitos. Esse poema tem como mensagem retratar um sonho, relacionando o mesmo com uma Pomba.

A relação da natureza com o ser humano,  mostra que todos os dias as pombas sempre retornam aos pombais, diferente dos sonhos humanos, o qual se perdem com o passar do tempo. Sonhos esses que um dia foram livres e chegamos a acreditar que irão se tornar realidade, porem , por algo que aconteça, uma desmotivação, ou até um simples comentários esses sonhos morrem em nós e são totalmente esquecidos e assim, voando de nossos corações. Com essa analogia a uma pomba deixa o ser humano encantado e pensativo sobre os sonhos que foram perdidos ou até mesmo roubados de si.

 

A estrutura do poema assim como sua musicalidade toca o leitor, deixando o mesmo com um semblante de encanto e perfeição do poema . Rico em descrições e até mesmo mostrando as simples características da menor coisa que seja, através do estilo literário parnasianístico, vemos que a beleza pode estar em todos os lugares, e em tudo, esse estilo nos mostra a arte, apresentando coisas simples com uma nova perspectiva artística.

 

Nenhum outro conseguiu perfeição da forma poética de Raimundo, nem a delicadeza de sua inspiração, nem a variedade de seus temas. Fugiu á monotonia amorosa de Bilac, á insensibilidade de Alberto de Oliveira, tocando todos os assuntos, vibrando todos os sentimentos humanos, sempre delicado e profundo .

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Leitura do poema As pombas de Raimundo Correia

  1. Orlando Alves Neto em disse:

    Raimundo Correa foi um grande poeta brasileiro e contribuiu imensamente para a formação da identidade da literatura brasileira por isso é muito importante estudar as suas obras e entender seus pensamentos, um grande autor que foi imortalizado em suas obras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: