Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Monteiro Lobato

O escritor Monteiro Lobato foi o pioneiro em relação às obras direcionadas para as crianças que até então não possuíam o hábito de ler, assim criou um mundo faz de conta, na qual o sonho e a realidade não tinham limites, sendo que foi um homem inteligente, criativo, fora do comum que tinha ideias avançadas. Monteiro Lobato é um pré-modernista graças a duas características fundamentais em suas obras, como: a denúncia da realidade brasileira e o regionalismo. Atuando como regionalista, exibe-se o Brasil rural, como o Vale do Paraíba do interior de São Paulo no início do século XX , assim dando ênfase aos sentimentos, tons satíricos, patéticos costumes, irônicos, a decadência e características de suas gente, e ao passar o período áureo da economia cafeeira.

Como no conto Urupês, criou a esboço do cabloco vagabundo e do indolente, Jeca Tatu que exibe a imagem típica das regiões do interior brasileiro, sendo este o caipira que foi marginalizado social e historicamente, não possuindo direito à educação. Monteiro Lobato sempre este preocupado com o desenvolvimento social e mental do povo, é um ambicioso divulgador da ciência e do progresso do mundo moderno. Em inúmeras obras, Lobato criou uma extensa vasta e original literatura infarto-juvenil, dando destaque ao caráter moralista ou doutrinário.

Monteiro Lobato também sempre investiu em uma espécie de metáfora do Brasil, narrando aventuras de suas personagens, que de certa forma, possui diversas faces e problemas comuns da população brasileira. Como no sítio do Pica-pau, no qual a boneca Emília age e pensa com pessoa, e o sabugo de milho se transforma em Visconde de Sabugosa.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: