Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Gabriel-Rá Felix Sousa

2 ano A

Vida de Alphonsus Guimaraens

O poeta, jornalista, juiz e promotor Afonso Henriques da Costa Guimarães nasceu em 24 de julho de 1870, em Ouro Preto Minas Gerais e faleceu no dia 15 de julho de 1921 aos 50 anos idade.

Logo no ano de 1887 matricula-se no curso de engenharia na Escola Minas Ouro Preto, porém em 1888 sua noiva Constança falece precocemente, pouco tempo depois vai para São Paulo onde cursa Direito na faculdade Largo de São Francisco onde se forma no ano de 1884, nesse período trabalhou em diversos jornais da cidade.

Em 1895 conhece o escritor Cruz e Sousa na cidade do Rio de janeiro, dele retira sua inspiração para escrever poesia simbolista.

Em 1897 casa-se com Zenaide de Oliveira no município de Mariana com quem tem 15 filhos, onde vive até o final da sua vida exercendo função de juiz municipal, também escrevendo importantes crônicas e poesias para o jornal.

 

Características importantes na escrita e influencias

Nas suas poesias a algum destaque sobre anjos, virgem mortal devido o falecimento da sua noiva Constança, também de poetas conhecidos por ele como Álvaro Viana, Edgar Mata e Eduardo Cerqueira e o próprio Cruz de Sousa.

Também na colaboração a imprensa frequentou a Vila Kyrial, de José de Freitas Vale, onde se se reuniam jovens simbolistas.

È um considerado escritor simbolista e neorromântico  devido em suas obras apresentar texto relacionados a morte, amor, misticismo, certa melancolia e musicalidade

Exemplo: Árias e Canções

A suave castelã das horas mortas
Assoma à torre do castelo. As portas,

Que o rubro ocaso em onda ensangüentara,
Brilham do luar à luz celeste e clara.

Como em órbitas de fatias caveiras
Olhos que fossem de defuntas freiras,

Os astros morrem pelo céu pressago…
São como círios a tombar num lago.

E o céu, diante de mim, todo escurece…
E eu que nem sei de cor uma só prece!

Pobre alma, que me queres, que me queres?
São assim todas, todas as mulheres.

 

 

Contexto Histórico

Em 1870 nascimento de Alphonsus Guimaraens, logo em 3 de dezembro acontece o Manifesto Republicano no Brasil com o objeto de derrubada da Monarquia e o estabelecimento da República Federativa no país. Além do encerramento da guerra do Paraguai no qual o país sofreu com muito prejuízos causado pela guerra com duração de cinco anos.

Em 1871 no dia 28 de setembro é promulgada  a  Lei do Ventre Livre, lei que da liberdade aos filhos de escravos.

Em 1874 no dia 25 de março acontece abolição a escravidão no estado do Ceará, logo após já no mês junho acontece a abolição no estado do Amazonas.

Em 1876 no dia12 de outubro é criada da Escola de Minas, considerada o berço da Universidade Federal de Ouro Preto.

Em 1889 no dia 15 de novembro acontece a instalação da Republica Federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista e assim estabelecendo Republica dos Estados Unidos do Brasil.

Em 1891 no dia 24 de fevereiro é promulgada constituição republicana do Brasil

Em 1893 no dia 17 de dezembro começa a construção da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Em 1897 no da 12 de dezembro Minas Gerais transfere a capital da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte.

Em 1914 inicia-se a Primeira Guerra Mundial, Brasil neutro.

Em 1918 fim da Primeira Guerra Mundial.

Em 1909 é eleito membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 3, patrono Aureliano Lessa Juiz de Fora (Alphonsus Guimaraens).

Anúncios

Navegação de Post Único

6 opiniões sobre “

  1. anne Benarrós em disse:

    otimo trabalho

  2. Tayline Monteiro em disse:

    “Pobre alma, que me queres, que me queres?
    São assim todas, todas as mulheres”.
    uma pequena amostra de Alphonsus de guimaraens, sua poesias falam de anjos, devido o falecimento de sua noiva, que lhe trouxe muita inspiração para suas poesias de grande sentimentalismo, retira das características simbolistas mais inspiração

  3. Alphonsus Guimaraens teve a poesia marcadamente mística e envlolvida com a religião católica. Possuia estrutura clássica em seus sonetos que são profundamente religiosos e sensíveis na medida em que ele explora o sentido da morte.

  4. A poesia de Alphonsus de Guimaraens é quase toda voltada para o tema da morte da mulher amada. Seus poemas tem estrutura clássica e apresentam um grande marco religioso.

  5. Alphonsus Guimaraens, juiz e promotor Afonso Henriques da Costa Guimarães nasceu em 24 de julho de 1870, em Ouro Preto Minas Gerais.ele é considerado escritor simbolista e neorromântico,pois em suas obras apresenta texto relacionados a morte, amor, misticismo, certa melancolia e musicalidade.

  6. Orlando Alves Neto em disse:

    Alphonsus de Guimaraensfoi um grande poeta brasileiro e contribuiu imensamente para a formação da identidade da literatura brasileira por isso é muito importante estudar as suas obras e entender seus pensamentos, um grande autor que foi imortalizado em suas obras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: