Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Biografia de João Cruz de Sousa

João Cruz e Sousa

2o ano A

 

Biografia de João Cruz de Sousa

João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis. Recebeu uma educação exemplar no Liceu Provincial de Santa Catarina.

Filho de escravos alforriados nasceu livre. Criado como filho adotivo do Marechal de Campo Guilherme Xavier de Sousa e Clarinda Fagundes de Sousa, de quem herdou o sobrenome devido ao apego com eles. Aos sete anos fez seus primeiros versos. Em 1871 estudou no Colégio Liceu Provincial de Santa Catarina.

João Cruz e Sousa chegou aulas particulares e começa a publicar seus versos em jornais da província.Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881. Logo após foi nomeado promotor público de Laguna (SC) Em 1884, mas o recusaram por ser negro. Publicou “Tropos e Fantasias”, em colaboração com Virgílio Várzea.

Nessa época Cruz e Sousa já se destacavam como fervoroso conferencista pró-abolição.

Por sofrer muito preconceito na época fixou-se no Rio de Janeiro em 1888, e ficou trabalhando como arquivista na Central do Brasil.

Em 1893, publica suas obras Missal (poemas em prosa) e Broqueis (poesias), consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil e que perduraria até 1922 com a Semana de Arte Moderna.

 Casou-se com Gavita Gonçalves, com quem teve quatro filhos, os quais morreram precocemente por tuberculose, o que a deixou enlouquecida 1896. Foi o escritor quem cuidou da esposa, em casa mesmo. Essa é a temática de muitos poemas de Cruz e Sousa.

Postumamente, foram lançados seus livros “Evocações” (1898), “Faróis” (1900) e “Últimos Sonetos” (1905), em edições organizadas por Nestor Vítor.

João Cruz e Sousa faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima do agravamento no quadro de tuberculose.

João Cruz e Sousa foi poeta brasileiro. Fez parte do Simbolismo, Movimento Literário que teve sua origem na França em 1870. A crítica francesa o considerou um dos mais importantes simbolistas da poesia ocidental.

                                    Características Literárias

Seus poemas são marcados pela musicalidade, pelo individualismo, pelo sensualismo, às vezes pelo desespero, às vezes pelo apaziguamento, além de uma obsessão pela cor branca. É certo que encontram-se inúmeras referências à cor branca, assim como à transparência, à translucidez, à nebulosidade e aos brilhos, e a muitas outras cores, todas sempre presentes em seus versos.

No aspecto de influências do simbolismo,que Cruz de Sousa coloca alguma detalhes parecidos com o de espiritualismo e satanismo,de acordo que o aspecto de vida que ele vive.

Anúncios

Navegação de Post Único

23 opiniões sobre “Biografia de João Cruz de Sousa

  1. Thiago da Silva Freitas em disse:

    No contexto histórico, a vida de Cruz e Sousa foi extremante difícil, mas ainda sim ele utilizava dessas emoções e de tudo que fazia para criar seus poemas um exemplo e com sua esposa ele usa a situação de sua esposa e criar muito poema em cima desta temática, como vemos em muitos de seu poemas.

  2. Victor Magnani em disse:

    João Cruz e Sousa , nasceu negro em uma época onde a escravidão estava em vigor , adotado pelo Marechal de Campo Guilherme Xavier de Sousa, estudou muito para se tornar um grande escritor simbolista , mas nem tudo é um mar de rosas, os quatro filhos que teve com sua esposa faleceram de tuberculose , o que tornou os anos finais de sua vida muito depressivos.

  3. Jõao Cruz e Souza foi um grande autor em sua época e suas obras perduram até hoje, sinal de sua genialidade ao escrever sua obras. Lutou contra o preconceito e mostrou ser tão brilhante como qualquer um.

  4. Poemas de Cruz e souza são interessantes pois são marcados pela musicalidade pelo individualismo, pelo sensualismo, às vezes pelo desespero, às vezes pelo apaziguamento, além de uma obsessão pela cor branca.

  5. Ítalo Sargentini em disse:

    A linguagem de Cruz e Sousa, herdada do Parnasianismo, é requintada, porém criativa, na medida em que dá ênfase à musicalidade dos versos por intermédio da exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos.

    • Julyanne Fernanda Joffely Freire em disse:

      Gostei muito desse poeta, ao meu ver, nunca tinha escutado falar dele, mas a partir do momento que li seus poemas, posso dizer que me trouxeram uma boa impressão, seu poemas fazem parte do Parnasianismo, tem muita criatividade, porém, ele mostra muito a parte de cores claras, do branco e isso faz com que seus poemas fiquem bem melhor! Seus textos refletem a exploração no vocabulário! Muito bom ..!

  6. Uma vida que foi sofredora não por ainda ser escravo,pois já nasceu livre,mas por ser filhos de ex-escravos e pela sua raça.Bastante preconceito e racismo rondou a sua vida,porém ele ainda tinha um talento sem igual,assim como outros autores Simbolistas.

  7. Cruz e Sousa era negro, nascido de pais alforriados, por isso livre. Foi adotado por Marechal de Campo Guilherme Xavier de Sousa e Clarinda Fagundes de Sousa. Teve boa educação, começou a fazer seus primeiros versos desde cedo. Porém mesmo assim sofria preconceito. Era simbolista e possuia uma estranha fixação na cor branca.

  8. Ana Flávia em disse:

    João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis (SC). Era filho de ex-escravos e ficou sob a proteção dos antigos proprietários de seus pais, após receberem alforria. Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881.

  9. Rafaela Costa em disse:

    Valeu a pena ler a biografia e as caracteristicas de Cruz de Souza, é muito interessante porque este autor citava as caracteristicas do simbolismo, onde falava sobre Deus, pensonagens marginalizados, misterios da vida e etc. mas também possuia um profundo pessimismo e uma perfeição formal abordada em todas as suas obras.

  10. Victoria Paiva em disse:

    poesias de João Cruz é como lembrar do mar ele parece muito um romantista mais não ele fala muito sobre a mulher e o mar ele foi filho de escravos foi realmente bom saber mas sobre a vida de João Cruz

  11. Tayline Monteiro em disse:

    Cruz e sousa, com características e influencias simbolistas, em seus poemas transcreve sempre os detalhes parecidos com o espiritualismo e satanismo, com a presença da musicalidade, indiviualismo, e sua principal marca, a obsessao pela cor branca, que ate hoje não se sabe se era porque nasceu em uma favela e por ser negro e tinha preconceito ou se era realemnte uma obsessão, sempre presente em seus versos

  12. jacque Guarlotti em disse:

    Considerado o marco inicial do simbolismo no pais. João sofria muito preconceito na época, e por isso morou no Rio de Janeiro e trabalhou como arquivista, onde morava se destacou como fervoroso conferencista pró-abolição.

  13. Daniela Baptista Frazao em disse:

    É interessante a leitura da biografia, pois Cruz de Sousa era filho de escravos alforriados, mas mesmo assim o preconceito era grande.
    sua vida foi marcada por muitos sofrimentos e foi reconhecido apenas depois de sua morte, tinha obsessão pela cor branca, como demonstra em seus poemas, não se sabe o motivo ate hoje

  14. João da Cruz e Sousa era filho de escravos alforriados e começou a escrever bem jovem, aos 7 anos de idade. Por ser negro, sofria alguns preconceitos e uma vez negaram trabalho para ele por conta disso.

  15. João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis.oão Cruz e Sousa foi poeta brasileiro. Fez parte do Simbolismo, Movimento Literário que teve sua origem na França em 1870. A crítica francesa o considerou um dos mais importantes simbolistas da poesia ocidental.Era negro e descriminado.

  16. João Cruz de Sousa foi o lançador do Simbolismo no Brasil, junto de Mallarmé e Stefan George, entre os três maiores simbolistas do mundo, formando a “grande tríade harmoniosa”. Sofria muitos preconceitos pelo fato de ser negro, mas nada disso o impediu de ter uma carreira brilhante.

  17. Karla Giezi em disse:

    Cruz e Souza me intriga bastante,porque mesmo nascendo negro,escravo(que foi livre após seu pai ser alforriado) tinha preconceito com ele mesmo,em seus poemas a cor branca era bastante usada,o que mostrava sua insatisfação. Ele por ser negro foi impedido de muitas coisas,como quando foi nomeado Promotor de Laguna,Santa Catarina,mas por causa das suas ideias e sua cor não exerceu o cargo.

  18. A historia de Cruz e Souza é muito interessante , pois ele sofreu muito preconceito na época mais depois foi reconhecido por seu trabalhos que contém musicalidade , individualismo entre outros aspectos importantes .

  19. João Cruz de Souza foi um dos grandes poetas simbolistas mais importante da poesia ocidental no qual teve reconhecimento até na França. Seus poemas chamavam atenção pois tinham caracteristicas de musicalidade e sensuais.

  20. João Cruz de Sousa era filhos de escravos alforriados, foi adotado por um casal que não tinha filhos que era o ex-senhor de seu pai biológico, desde criança foi educado e preparado para seu futuro. Além de ser um poeta simbolista, lutou contra o preconceito racial e a escravidão.

  21. Antônio Matheus da Silva Miranda em disse:

    João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) dia 24 de novembro de 1861 e morreu na Estação do Sítio dia 19 de março de 1898, ele foi um poeta brasileiro. Filho dos negros alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição.

  22. Orlando Alves Neto em disse:

    cruz de souza foi um grande poeta brasileiro e contribuiu imensamente para a formação da identidade da literatura brasileira por isso é muito importante estudar as suas obras e entender seus pensamentos, um grande autor que foi imortalizado em suas obras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: