Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Biografia de Vicente de Carvalho

ORLANDO ALVES NETO

2o ano A

 

Poeta brasileiro nascido em Santos, litoral do Estado de São Paulo, de grande inspiração lírica, sobretudo com temas referentes ao mar. Filho do Major Higino José Botelho de Carvalho e de D. Augusta Carolina Bueno de Carvalho, descendente de Amador Bueno, iniciou seus estudos em casa (1873) com professor particular. Ingressou no Seminário Episcopal, São Paulo (1879), iniciou estudos nos colégios Mamedes e Norton, São Paulo (1881) e cursou Direito (1882-1886) e tornou-se bacharel em direito (1886) na Faculdade de Direito de São Paulo.

     Na época, colaborou nos jornais O Patriota, A Idéia Nova, Piratini, O Correio da Manhã e A Tribuna. Foi membro do Diretório Republicano de Santos e participou na Boemia Abolicionista, encaminhando escravos fugitivos para o Quilombo Jabaquara. Candidatou-se a deputado provincial no Congresso Republicano (1887), em São Paulo, ano da morte do seu pai, em Santos. Casou-se (1888) com Ermelinda Ferreira de Mesquita, em Santos, com quem teve quinze filhos. Estreou na literatura com o livro Ardentias (1885), sendo esta obra de estréia reescrita e publicada em uma nova versão com o nome de Relicário (1888) e no ano seguinte foi redator do Diário de Santos, e fundou o Diário da Manhã em Santos (1889).

      Militando na política, tornou-se Deputado no Congresso Constituinte do Estado (1891) e participou na Comissão Redatora da Constituinte. Defendendo o abolicionismo e a república, aderiu ao positivismo, atividade que o afastou temporariamente da literatura, voltando a publicar no século seguinte com Rosa, rosa de amor (1902), grande êxito de público e crítica. Com Poemas e Canções (1908) veio a consagração definitiva. Este livro o levou à Academia Brasileira de Letras (1909) e foi freqüentemente reeditado. Depois viriam Verso e Prosa (1909), Páginas Soltas (1911) e Verso da Mocidade (1912).

     No período posterior (1914-1920) foi Ministro do Tribunal de Justiça do Estado, em Santos. Sua última publicação foi Luizinha (1924), comédia em dois atos. Seu estilo flutuou entre o parnasiano, o realista, o simbolista e até o quinhentista. Em seus últimos anos, reduziu sua atividade literária embora ainda fizesse versos, dedicando-se aos negócios comerciais e a uma pequena indústria em Santos, e morreu em São Paulo, capital.

CARACTERÍSTICAS LITERARIAS


1 – A partir de Relicário sua arte se firma num Parnasianismo independente, sem o interesse arqueológico e histórico.

2 – Sentimento vivo da natureza e senso amoroso que se exprime conforme o exemplo português tradicional (Rosa – Rosa de Amor, Poemas e Canções, um dos livros mais famosos e queridos da nossa literatura)

3 – Influência Romântica:
– fluência trabalhada por um senso requintado da forma
– facilidade – comunicabilidade
– maestria familiar com o poema longo (melhor organizado)
– originalidade – arabesco sonhador dos versos curtos ou das combinações de verso longo e curto.

4 – Poeta do Mar – pujança e graça como sugestão de ritmos.

5 – Lirismo amoroso (o mar se faz presente) – Palavras ao Mar:- carga lírica veemente
Mar, belo mar selvagem
Das nossas praias solitárias
Tigre a que as brisas da terra o sono embalam
A que o vento do largo eriça o pelo

6 – Lirismo elegíaco – Pequenino Morto, que ao lado de Cântico do Calvário, de Fagundes Varela,  representam a melhor expressão elegíaca da nossa poesia.

Anúncios

Navegação de Post Único

24 opiniões sobre “Biografia de Vicente de Carvalho

  1. Muito interessante ver as características literárias desse autor! ver como era feito seu trabalho e suas “regras” e ainda conhecer um pouco mais sobre o próprio autor aprendendo coisas como seu apresso pelo mar.

  2. Vicente de carvalho foi um grande poeta,no qual causou admiração por muitos em suas famosas obras Rosa-Rosa de Amor, Poemas e Canções.Apesar de ser um poeta parnasiano com influências realistas, simbolistas e até o quinhentistas,tinha uma temática romântica.Seus poemas são muito organizados e seguem a métrica corretamente,muitos foram até traduzidos para o italiano.

  3. Rafaela Costa em disse:

    Algo interessante sobre Vicente de Carvalho é que o mesmo tinha uma obseção pelo mar, exemplos disso não são escassos em suas poesias. Isso chegou a tanto que com o passar do tempo o autor foi apelidado de “Poeta do Mar”

  4. anne Benarrós em disse:

    Vicente de carvalho,não basta só ler as obras tem que saber sobre quem escreveu também

  5. João Claudio Nunes & Nunes em disse:

    Conta a historia de vida de vicente de carvalho, e detalhes sobre suas obras que marcaram a epoca daqueles que viveram em seu tempo…muito bom e bem contextualizado.

  6. Contextualizado,texto detalhado de vicente de carvalho,que marcou uma epoca e que foi muito influente em trabalho que fez,e boa analise de seus poemas, que refletem com a realidade

  7. Ítalo Sargentini em disse:

    Advogado, jornalista, político, abolicionista, magistrado, poeta e contista brasileiro. Integrou o movimento parnasianista. Seu tema predileto era o mar, tendo recebido a alcunha de “O Poeta do Mar”.

  8. Grande materia sobre o grandissimo autor que é Vicente de Carvalho, elaborou um trabalho esclarecedor e que em momento algum chega a ser entendiante, sabendo por somente o necessario. Parabens,

  9. Ana Flávia em disse:

    Muito boa a iniciativa e o tópico que fala sobre a Biografia de Vicente de Carvalho, uma boa ideia para o nosso projeto trimestral. Uma ótima forma de falar sobre a literatura brasileira, e sobre o contexto do autor.

  10. Victoria Paiva em disse:

    valeu apena a profundar mas sobre a vida de Vicente de Carvalho conhecer ele melhor

  11. jacque Guarlotti em disse:

    Vicente de Carvalho iniciou sua carreira de poeta, quando o parnasianismo estava nascendo no País, seus versos demonstram melancolia, emotividade, certa ironia, sugerindo alguma influência do Simbolismo, mesmo com o romantismo, só para confirmar, ele era parnasiano.

  12. Ana Flávia em disse:

    Vicente de Carvalho, nascido em Santos, no dia 5 de abril de 1866, foi um advogado, jornalista, político, abolicionista, fazendeiro, deputado, magistrado, poeta e contista brasileiro.

  13. Vicente de Caravalho é um autor muito bom que tem influencia principalmente do romantismo e escreveu poemas muito bons como Rosa, Rosa de Amor, Otimo trabalho Orlando alves

  14. Vicente de Carvalho foi um poeta do parnasianismo, tinha um grande apreço pelo mar, que se fez presente em vários de seus poemas. Nasceu em Santos e participou da Boemia Abolicionista. Se formou em direito na Faculdade de Direito de São Paulo. E a obra que marcou sua carreira poética, Poemas e Canções, foi primeiro publicada em 1908.

  15. Vicente de Carvalho além de ser o excelente poeta do parnasianismo como é mais conhecido, foi também advogado, jornalista, político, abolicionista, fazendeiro, deputado, magistrado e contista. Foi o segundo ocupante da cadeira 29, que tem por patrono Martins Pena. Eleito em 1 de maio de 1909, na sucessão de Artur de Azevedo, foi recebido por carta na sessão de 7 de maio de 1910.

  16. Vicente de Carvalho nasceu em Santos,de grande inspiração lírica,sobretudo com temas referentes ao mar.Seu estilo flutuou entre o parnasiano, o realista, o simbolista e até o quinhentista.

  17. Vicente de Carvalho formou-se bacharel na Faculdade de Direito de São Paulo, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1909. Ele fez parte da chamada Boêmia Abolicionista, cujas reuniões muitas vezes se realizaram nos bancos das praças públicas, impedidos que eram pelas autoridades policiais de irem à sede.

  18. gostei dos trabalhos de Vicente de Carvalho, pois tem facilidade no entendimento .

  19. Poeta brasileiro nascido em Santos, litoral do Estado de São Paulo, de grande inspiração lírica, sobretudo com temas referentes ao mar. Vicente de Carvalho, a partir de Relicário sua arte se firma num Parnasianismo independente, sem o interesse arqueológico e histórico.

  20. Vicente de Carvalho foi um grande poeta romantista, suas obras ainda são de grande influencia para muitos poetas e escritores.

  21. Nasceu em Santos , estado de São Paulo, Brasil e publicou seu primeiro livro de poesias, Ardentias, em 1885. Formou-se bacharel na Faculdade de Direito de São Paulo SP. participou na Boemia Abolicionista, encaminhando escravos fugitivos para o Quilombo Jabaquara. Candidatou-se a deputado provincial no Congresso Republicano, em 1887, em São Paulo. foi redator do Diário de Santos, e fundou o Diário da Manhã em Santos. Tornou-se Deputado no Congresso Constituinte do Estado em 1891, participando então na Comissão Redatora da Constituinte.

  22. Orlando Alves Neto em disse:

    vicente de carvalho foi um grande poeta brasileiro e contribuiu imensamente para a formação da identidade da literatura brasileira por isso é muito importante estudar as suas obras e entender seus pensamentos, um grande autor que foi imortalizado em suas obras.

  23. Vicente de Carvalho nasceu em Santos, em 5 de abril de 1866 e revelou desde cedo sua marcante inclinação literária, sem no entanto deixar de exercer muitas outras atividades como escrever para teatro, ditar medidas sobre a economia cafeeira e ser do Ministro do Tribunal de Justiça.

  24. Daniela Baptista Frazao em disse:

    Além da biografia interessante,as características literárias foram descritas de forma concisa,parecia um resumo que nos ajuda bastante em provas.Isso facilita muito nosso aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: