Revista Literária CNSA

Um olhar sobre da segunda metade da literatura do século XIX do alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Contexto histórico de Raimundo Correia

Richar Ramirez Canelo

2o ano A

CONTEXTO HISTÓRICO DO AUTOR

Raimundo da Mota de Azevedo Correia nasceu no dia 13 de maio de 1859, em São Luís e faleceu no dia 13 de setembro de 1911, com 52 anos, em Paris.  Em 1893 assumiu o Parnasianismo.

No contexto histórico da época, em 1885, depois do conflito do Brasil auxiliado por tropas do Rio Grande do Sul que vencem o Uruguaio Aguirre que havia tomado à força o governo de Venâncio Flores, o presidente Francisco Solano Lópes manifesta aopio ao derrotado Aguirre. Além disso Lópes precisa conquistar uma saída para o mar. Começa a “Guerra do Paraguai”.  A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Ela foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por BrasilArgentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança, na Argentina e Uruguai, e de Guerra Grande, no Paraguai.

         A 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, num golpe de estado, proclama a República do Brasil. Acaba o sistema monarquista, e começa o sistema republicano. É fundado no Rio de Janeiro a Academia Brasileira de Letras, em 20 de julho de 1897, é uma instituição fundada por escritores como Machado de AssisLúcio de MendonçaInglês de SouzaOlavo Bilac,Afonso CelsoGraça AranhaMedeiros e AlbuquerqueJoaquim NabucoTeixeira de MeloVisconde de Taunay e Rui Barbosa. Composta por quarenta membros efetivos e perpétuos e por vinte sócios estrangeiros, tem, por fim, o cultivo do português brasileiro e da literatura brasileira

Começa também a vacinação obrigatória, o que gera distúrbios no Rio de Janeiro em 1904.

Santos Dumont voa com o 14 Bis (tecnologia) em 1906. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX

 Em 1910 inicia a Revolução Mexicana. Que foi um conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910. Historicamente, costuma ser descrita como o acontecimento político e social mais importante do século XX no México.

Anúncios

Navegação de Post Único

9 opiniões sobre “Contexto histórico de Raimundo Correia

  1. Victor Magnani em disse:

    Raimundo Correia(1859-1911) , viveu uma época de ouro para a literatura , pois a Acadêmia Brasileira de Letras , fundada em 1897 , contava então com nomes que se fazem até hoje , extremamente importantes para o aprendizado e divulgação da Língua Portuguesa.

  2. Acontecimentos importantíssimos estavam ocorrendo no mundo enquanto Raimundo Correia incrementava a Literatura Brasileira com sua poesia parnasiana. Parabéns Richar!

  3. Ítalo Sargentini em disse:

    Sua temática, como de todo poeta parnasiano, estava concentrada na exaltação das formas estruturais na composição do poema, na contemplação da natureza, na perfeição dos objetos, na métrica rígida.

  4. Conta detalhes da vida de Raimundo Correia,que viveu num tempo historico para todos,mas que apesar de tudo escreveu grandes textos literarios.

  5. Ana Flávia em disse:

    Bem abordado o contexto histórico do autor.

  6. Raimundo da Mota de Azevedo Correia nasceu no Maranhão em 1860 e morreu em Paris em 1911. Enquanto autor puramente parnasiano, suas poesias se ressentem do artifícialismo da escola, mas quando procura dar vazão a sua sensibilidade, faz o melhor de sua obra. A visão negativista do mundo e o seu subjetivismo deram certa caracterÍstica filosófica a sua poesia, embora apenas superficiaimente. São antológicos entre outros poemas: “As Pombas”, “Mal secreto, “Cavalgada”, “Plena Nudez”.

  7. Ele viveu numa época em que o Brasil estava em conflitos.Começa a “Guerra do Paraguai”. A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. E também onde Santos Dumont construiu os primeiros aviões a gasolina.

  8. Raimundo Correia foi um dos grandes poeta do parnasianismo, se formou em Direito seguiu careira como juiz, porém também foi professor e diplomata. O primeiro livro “Primeiros sonhos”, foi quando começou sua careira como poeta.

  9. Raimundo Correira em 1883 publicou o livro “Sinfonias”, completamente voltado à estética parnasiana. Contudo, sua primeira obra “Primeiros sonhos” ainda estava impregnada das características românticas.Em 1897 se tornou sócio fundador da Academia Brasileira de Letras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: